segunda-feira, 22 de junho de 2009

Espirometria


Espirometria é um teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou brônquios (os tubos que transportam o ar para os pulmões), comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudáveis com a mesma idade e altura.Tem como indicações a investigação de sintomas respiratórios (tosse, falta de ar e sibilância); o diagnóstico e a avaliação de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou bronquite causada pelo cigarro, incapacidade funcional; avaliação pós-operatória; e avaliação e diagnóstico de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.
A espirometria permite verificar se existe obstrução ao fluxo de ar, ou seja, se as vias aéreas estão anormalmente contraídas, ou se o volume dos pulmões está normal. São realizados ainda testes após o uso de medicação broncodilatadora (bombinhas do tipo Aerolin ou Berotec), determinando se a obstrução é reversível ou não. Com este procedimento pode-se diagnosticar a presença de asma e o quanto há de melhora após o uso do broncodilatador.
Os aparelhos utilizados seguem os padrões da Sociedade Americana de Doenças Torácicas (ATS) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), e são calibrados diariamente. Para maior segurança são utilizados filtros bacterianos descartáveis a cada exame.
Os testes têm a duração média de 30 (trinta) minutos e são realizados por técnicos capacitados e devidamente treinados.
Técnica de aplicação:
1 - Sentado, cabeça posição neutra, sem flexões pescoço, clipe nasal
2- Inspiração até a CPT, pausa pós inspiração <3 seg
3- Tubete colocado imediatamente após a inspiração sobre a língua, entre os dentes, lábios cerrados
4- Expiração máxima e sustentada
5- Inspiração máxima
Cuidados que precisam ser observados:
* 24 horas antes do teste você deve parar de usar as seguintes medicações: Serevent, Oxis, Foradil, Fluir, Seretide, Forasec, Symbicort, Bamifix, Teolong, Teophyl, Teofilina, Talofilina.
* 12 horas antes do teste não se pode usar: Atrovent, Combivent, Accolate e Singulair.
* 6 horas antes do teste não se pode usar: Berotec, Aerolin, Salbutamol, Aero-Jet, Bricanyl, Aerotide, Clenil Compositum.
* Evite ingerir café e bebidas que contenham cafeína antes do teste.
* Outras medicações, exceto drogas beta-bloqueadoras, podem ser utilizadas normalmente, salvo por indicação médica. A critério do médico, as medicações acima podem ser utilizadas para avaliar seus efeitos na função pulmonar.
* Se após a suspensão de qualquer medicamento ocorrer problemas respiratórios, deve-se voltar a usar o medicamento na dosagem e freqüência anterior, comunicando-se com o médico responsável pelo procedimento.
* Na realização do teste, relacione todos os medicamentos que estiver utilizando, inclusive remédios naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário